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Zona de Risco
Desde: 12/08/2005      Publicadas: 17      Atualização: 01/10/2005

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 Desastres

  14/08/2005
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Crianças em perigo

Maior índice de acidentes acontece com o segmento infantil a partir dos cinco anos de idade


Uma pesquisa realizada por especialistas do departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a partir de dados do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Universidade " que drena uma população estimada em cerca de 2,5 milhões de habitantes " mostra que acidentes com crianças são hoje uma questão de saúde pública.

Coordenado pelo pediatra Emílio Baracat, o trabalho revelou que 12% de todo atendimento nessa unidade de emergência é voltado a acidentes com menores na faixa pediátrica de até 14 anos, sendo verificado maior índice de morte acima de cinco anos, idade em que as crianças ficam mais expostas na rua.

O estudo, que foi divulgado na Unicamp no 1o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, promovido pela disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM em agosto, foi realizado no decorrer de um ano, entre 1997 e 1998, quando foram atendidas no PS do HC 3.214 crianças vítimas de acidentes;
a - das quais 33,4% com idade entre 9 e 13 anos,
b - 27,7% entre 2 e 5 anos e 25,5% na faixa de 5 a 9 anos.

Motivados pelo alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) de que 20% da mortalidade por causas externas no Brasil acontece entre 1 e 19 anos de idade, envolvendo principalmente atos de violência e acidentes com automóveis (57%), a equipe formada pelos médicos Roberto Nogueira, Marcelo Reis, Andréa Fraga e a aluna Karen Paraschin buscou conhecer exatamente o que ocorre com os menores.

Causas
Segundo Baracat, o estudo revelou que 74% das crianças vítimas de acidentes sofrem diferentes tipos de traumatismos, principalmente cranioencefálico e politraumatismo, provocados por quedas, acidentes de automóvel e atropelamentos, sendo que a faixa etária acima de 5 anos apresentou maior índice de morte.

Os médicos constataram a ausência de dispositivos de segurança, como o uso de cinto e do assento adequado para o transporte de crianças.

As picadas de animais peçonhentos e mordeduras foram verificadas em 11,5% dos casos, predominando entre crianças de 5 a 9 anos, o que evidencia que a partir dessa idade os menores permanecem mais tempo na rua e sem os cuidados e supervisão de algum adulto.

Em contrapartida, os casos de ingestão ou aspiração de corpo estranho (9,3%) e de intoxicação (3,4%) aparecem mais entre 2 e 5 anos, justamente por serem crianças que ficam dentro de casa e expostas a produtos de limpeza (principalmente soda cáustica e hipoclorito de sódio), raticidas e inseticidas.

O mais grave nessa faixa de idade, no entanto, é a intoxicação por medicamentos usados pelos adultos (calmantes, produtos de uso nasal, descongestionantes e psicóticos), que foram os responsáveis pelos encaminhamentos à UTI.

Baracat destaca o trabalho feito pela SBP desde 1998 e que se estenderá até 2000, através da Campanha de Prevenção de Acidentes veiculada na mídia, em jornais da associação e em cartazes de orientação nas unidades de saúde. "Este tipo de iniciativa deveria também ser incorporada pelo Ministério de Saúde, seguindo o exemplo do que foi realizado para a vacinação infantil, reidratação oral e doenças respiratórias, dentre as ações básicas de saúde", comenta Baracat.

O trauma é um trauma
Primeira causa de morte no mundo entre pessoas com 11 e 45 anos, o trauma é uma doença negligenciada e tem como suas principais causas externas os acidentes de trânsito e a violência em geral, que matam no Brasil mais de 100 mil pessoas por ano.

Decorrência do processo de urbanização, os acidentes de trânsito têm levado as autoridades a instituir medidas de segurança, como a instalação de barreiras eletrônicas e radares.

Em Campinas, a exemplo de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Tóquio, essa fiscalização diminuiu em 70% o número de óbitos no trânsito, entre 1995 e 1998.

O engenheiro de tráfego, Érico Marcos Bueno Zamboni diz, no entanto, que a idade média das vítimas que morrem tem diminuído " de 35,4 anos para 27,7.

Além disso, constatou-se que, embora as motocicletas representem apenas 8% da frota de veículos em circulação, nos últimos dois anos dobrou o número de vítimas, sendo equivalente hoje a 28% dos óbitos.

"As vítimas que sobrevivem ficam com seqüelas", comenta o engenheiro, lembrando que os fatores que geram os acidentes:em pelo menos 70% dos casos são por falha humana, seja pela falta de manutenção no veículo ou por imprudência do motorista.

Outros 20% devem-se à falhas no automóvel, enquanto menos de 10% dos acidentes acontecem por problemas na via pública, como falta de sinalização, pavimento precário ou ausência de calçada.

Fonte : 1o Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma " agosto/1999 - Unicamp - Universidade Estadual de Campinas



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